sábado, 17 de maio de 2008

Reciclagem de resíduos de construção precisa se consolidar em todo o Brasil, diz especialista

Neide Campos

ambientebrasil.com.br

O crescimento das construções, além de afetar o meio ambiente por ser desordenado, também o agride por meio de seus resíduos.Apesar de existirem meios para realizar um tratamento adequado falta uma lei para fiscalizar e regularizar.

Há uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente para gerenciar esses resíduos, mas o que se tem ainda em pouco quando comparado à quantidade crescente do mesmo.Para solucionar esse problema o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo garante a reciclagem como melhor alternativa tanto ambiental quanto econômica. Se cada material for reciclado de forma correta poderá ser usado de outras maneiras gerando lucro e evitando a poluição.O IPT realiza trabalhos desde a implantação até a incorporação dos resíduos reciclados na construção.

Algumas empresas já estão aderindo à reciclagem, mas é necessário que todas que geram resíduos estejam incluídas nesse processo, pois só assim o benefício será completo e realmente fará diferença.


Reciclar: idéias e resíduos

Neide Campos denuncia, em sua reportagem ao site Ambiente Brasil, a falta de um maior desenvolvimento para o destino dos resíduos nas obras que são feitas.Além de relatar a falta de legislação aponta também um não interesse das empresas, um certo descaso em relação a isso, o que poderia ser transformado em lucro acaba virando um simples lixo que por sua vez prejudica o meio ambiente.

Ao se colocar numa postura que defende a reciclagem a autora mostra pesquisas desenvolvidas e não omite a integração de algumas empresas, mas aponta falhas e acredita que essa questão tem ser de maior aderência.

Dessa forma, sua matéria além de expor os acontecimentos tem caráter intimista ao enfocar as necessidades sociais e os lucros que as empresas podem ter com essa ação.

Nenhum comentário: