sexta-feira, 2 de maio de 2008

Para recifenses atendimento é mais importante

Levantamento realizado pela TNS InterScience traça a percepção do consumidor sobre as empresas que mais o respeitam

Informações para imprensa: Tatiana Ferrador e Polyanna Rocha
http://vounessa.terra.com.br/noticias/mostraNoticia.asp?idNoticia=12145

A presente matéria apresenta uma avaliação das empresas que mais respeitam o consumidor avaliados anualmente. Comenta a pesquisa realizada em 2007 nas principais capitais brasileiras. A metodologia constou de entrevista espontânea realizada em 1250 consumidores homens e mulheres com mais de 18 anos, das classes sociais A, B, C e D. Como conclusões destaca-se que “Para o consumidor, responsabilidade social é o mínimo que a empresa tem que ter”. Na pesquisa realizada em 2006 o que aparecia como diferencial era preço e qualidade, que hoje são considerados básicos. Hoje, o que agrega valor é responsabilidade social e ambiental, e propaganda, enquanto a qualidade dos produtos e serviços, atendimento e preço competitivo são o mínimo, que a empresa tem que oferecer. A responsabilidade ambiental foi indicada por 43%
dos entrevistados como agregação de valor de produtos e serviços comercializados

Um novo perfil de consumidor: "responsabilidade ambiental"

A matéria é apenas informativa do perfil do consumidor de Recife. Não ocorre discussão quanto às implicações de uma opção mais ou menos engajada quanto à responsabilidade ambiental. A matéria deixa claro que nesse modelo claramente capitalista o que está sendo objetivado é o mercado consumidor. A oscilação de opiniões dos entrevistados entre os últimos anos quanto a que fator é apontado como “básico e imprescindível” ou “diferencial” ou “agregador de valor” não passa por análise crítica e aponta apenas como indicativo para as empresas. A matéria serve, presumivelmente, de indicadora para geração de produtos e serviços por quaisquer empresas que o queiram. Dessa forma constata-se que “Responsabilidade Ambiental” pode ser encarada como item de agregação de valor para comercialização de produtos e serviços e não como item a ser encarado como ética e, atualmente, como item de sobrevivência da espécie humana.

Nenhum comentário: