sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Caminhos da evolução

Capra, Fritjof. Conexões Ocultas Berkeley: Editora Cultrix, 2002.

Resenha dos capítulos 1 e 2 (p. 12 a 74)

Caminhos da evolução

Para se compreender o que acontece com os seres vivos é necessário entender o que caracteriza um ser vivo. Através de diversos elementos como átomos, moléculas e processos químicos, podemos notar o quanto complexo é afirmar a vivência ou não de um ser, pois essa afirmativa abrange conceitos ainda desconhecidos.

Teorias como a da “Simbiogênese”, que postula a criação de novas formas de vida através de arranjos simbióticos permanentes como o principal caminho pelo qual evoluíram todos os organismos superiores são, de fato, imprescindíveis para uma ampla compreensão do que pode ser feito para obter um desenvolvimento sustentável. Como esse desenvolvimento engloba o ambiente e os seres que os habita, nada mais evidente que se estude os seres para que se possa melhorar a qualidade do ambiente.

Analisar a mente e a consciência, depois de saber as definições sobre seres vivos, é uma boa maneira de se prosseguir nesse estudo. Várias são as teorias sobre esse assunto, mais recentemente o estudo da mente desenvolveu-se e é chamado ciência da cognição, que transcende tradicionais estruturas da biologia, psicologia e epistemologia. Ainda no aspecto mental, o livro traz um exemplo de como o ser humano foi evoluindo e que muitas de suas características estão presentes em outros seres. Há o relato de uma experiência com chipanzés que demonstra a capacidade de animais se comunicarem, realçando a íntima relação dos animais. Como conseqüência podemos refletir sobre o que nossas ações podem causar no habitat desses animais, que tentam se defender, mas que nada podem fazer para que os humanos se conscientizem.O autor apresenta ainda teorias sobre mente encarnada, ou seja, só há mente se houver um corpo, matéria, reforçando a idéia de que mente não se trata de um assunto espiritual, ao contrário, concreto.

Todas as teorias são importantes para que se possa entender a fundamentação do assunto e compreendê-lo em maior amplitude. Assim pode-se alcançar a preservação da natureza e não de uma maneira superficial, ou até mesmo sem saber o por que, mas sim de uma forma aprofundada, com estudos elaborados e com base naquilo que fundamenta tudo isso: a vida.



Entenda as teorias sobre a origem e a evolução do homem

da Folha Online - 01/09/2008 http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u358172.shtml


Lançamento de livro do autor David Burnie fala sobre adaptação, sobrevivência dos seres vivos no planeta e suas habilidades nas cavernas.
Constata que os seres restantes da evolução da família dos hominídeos foram apenas os humanos. Estes surgiram quando os ancestrais se separaram dos macacos, há cerca de 6 e 8


milhões de anos atrás. Apresenta ainda duas teorias conflitantes, a multirregional, que acredita que os humanos modernos evoluíram a partir do Homo erectus em várias partes diferentes do mundo. E a de que os humanos modernos evoluíram na África e depois migraram para outras partes do mundo, substituindo os hominídeos que já se encontravam ali.


O homem se desenvolve

Nota-se uma convergência entre o que os autores defendem, a evolução humana que se aproxima em certa fase dos macacos, principalmente dos chipanzés. David Burnie trata em seu livro apenas dessa evolução, de características trazidas com ela, Fritjof Capra vai além. Ele mostra essa teoria e as teses que a fundamentam e entende que esse é o ponto de início para se conquistar o desenvolvimento sustentável.

Apesar de se diferenciarem quanto a seus objetivos são matérias complementares. Enquanto

um busca relatar a evolução e apresentar tudo o que é sabido sobre ela o outro quer que haja uma consciência para utilizar esses conhecimentos na melhoria do ambiente em que vivemos.

Nenhum comentário: