sábado, 27 de setembro de 2008

Simples desafios

Capra, Fritjof. Conexões Ocultas Berkeley: Editora Cultrix, 2002.

Resenha dos capítulos 3 e 4 (p. 75 a 128)

Simples desafios

Ao desenvolver uma estrutura teórica unificada e sistemática para a compreensão dos fenômenos biológicos e sociais o autor expõe três idéias sobre a natureza dos sistemas vivos. Correspondente ao estudo da forma, da matéria e do processo, essas perspectivas são básicas e fundamentais para este estudo. Conclui-se que a vida nunca se separa da matéria, mesmo que suas características por vezes, sejam imateriais.

Apesar de usar exemplos biológicos, como o metabolismo de uma célula, é entendido que a produção de estruturas materiais nas redes sociais é muito diferente. Mas para que se possa compreender essas atividades é necessário estudá-las a partir desse ponto de vista. Nesta análise sistêmica da realidade social a cultura é de suma importância, e entre tantos significados ela será “o sistema integrado de valores, crenças e regras de conduta adquiridas pelo convívio social e que determina e delimita quais são os comportamentos aceitos por uma dada sociedade”. O poder e a política também se apresentam em igualdade de importância, onde a política deve ser a arte de mediar os poderes, solucionando conflitos e gerando equilíbrio.

Todos esses conceitos são presenciados em empresas, onde atualmente se vive em grande apreensão. Como a maioria de pessoas não gosta de ser tratada como máquina, é necessário que os administradores saibam detalhes, entendam profundamente sobre aquilo que estão trabalhando. A partir dessas análises, podem-se projetar organizações empresariais ecologicamente sustentáveis, pois seus princípios básicos serão os mesmos da organização de qualquer ser-vivo. Aparentemente algo tão simples como esta observação, de sistemas milenares prontos para serem reproduzidos de maneira espetacular, se mostra desafiador diante uma atualidade que ignora os tantos benefícios que essa nova concepção poderia gerar.


Liderança : A arte da possibilidade

Tom Coelho, 07/07/2008

http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/article.php?storyid=1179

Resumo



Atualmente, muitos são os que investem em profissionais ou ex-profissionais de uma área específica para contribuir

com as empresas, principalmente a televisão. Como os ex-jogadores de determinado esporte que se tornam comentaristas das suas antigas modalidades.

A liderança se assemelha mais com a música do que com esporte, pois não há regras tão claras e maneiras de serem impostas como num jogo, por exemplo. Na música vemos o líder no papel do maestro, que é o único músico que não emite som, mas

que está sempre à frente, de presença indispensável.

O líder deve conduzir as pessoas em direção a uma mesma visão, levando-as até onde não iriam se estivessem sozinhas. Ao contrário da idéia errônea que muitos têm, quando os líderes omitem os acertos e expõem os erros, enquanto deveria acontecer o contrário. “Liderar não é verbo intransitivo. Se o líder está sozinho, ele não está liderando ninguém”.

Resenha

Entender para liderar

Os autores concordam quando entendem que a liderança não pode ser feita de maneira individual, que o coletivo é a prioridade. É ele que faz com que as coisas aconteçam.

Essa relação de dependência se apresenta nos dois textos, por muitas vezes a maioria não se dá conta dessa importância e se esquece que se não houvesse pessoas trabalhando não haveria também quem liderar, portanto o líder seria dispensável.

Fritjof Capra vai além, enquanto Tom Coelho relata essa dependência ressaltando a importância em termos gerais, de todos os que estão envolvidos em um trabalho, Capra busca no conhecimento biológico a solução para que se integre esse sistema, biológico e empresarial, e se torne viável uma melhoria, tanto do meio-ambiente, quanto das relações dentro das empresas.


Nenhum comentário: